201706.24
0

Como ser assertivo na contratação do vendedor

Com cerca de 13 milhões de desempregados no país, a concorrência por uma vaga de emprego parece estar mais acirrada do que nunca. Uma publicação postada no Linkedin para vaga de executivo de vendas alcança milhares de visualizações em um único dia, com centenas de aplicações de currículos de interessados.

Diante desse universo, como acertar na hora de selecionar candidatos ao cargo de vendedor? O primeiro ponto é ter em mente que não existe o conceito de “vendedor universal”, que serve para vender de tudo. Por isso, tenha bem definido o perfil do profissional desejado. O que você espera que esse executivo de venda entregue para a sua empresa? Listamos abaixo algumas características essenciais a esse profissional.


Produtividade

No mercado B2B um vendedor contratado demora aproximadamente 180 dias para chegar à produtividade esperada. Um tempo relativamente longo, especialmente em tempos de recessão econômica e muita competitividade. Errar na escolha desse profissional pode tornar esse prazo ainda mais custoso para os negócios da sua empresa.

Comprometimento

O turnover médio dos vendedores é de 20% ao ano no ambiente B2B. Construir uma equipe sólida, integrada e comprometida com as metas da empresa de médio e longo prazo é um desafio para gestores e líderes de novos negócios.

Alta performance

Resumidamente, o vendedor de alta performance é aquele que vai além do produto e do preço. Ele sabe ouvir o cliente e propor soluções, agregando valor ao processo de venda. Tem uma trajetória profissional pautada em credibilidade e relacionamentos consistente. Quem encontra um profissional assim, achou um tesouro!

Conhecimento e técnica

O bom profissional está sempre antenado com as atuais tendências dos processos de negócios. Ele segue constantemente em busca de aperfeiçoamento de técnicas e práticas de vendas, e não se acomoda em experiências passadas. Dificilmente um vendedor com esse perfil fica desempregado.

Resultados

A pessoa pode apresentar em seu currículo uma boa formação, certificações e experiências relevantes, mas como saber se é alguém capaz de entregar resultados, sobretudo em um cenário econômico turbulento? Definitivamente é preciso mais que uma simples entrevista com o candidato antes de ser possível responder a essa questão.


Como acertar na contratação do vendedor?

Além de ter em mente o perfil buscado e levar em conta os pontos mencionados acima, você pode contar com a V2V para não errar na tomada de decisão.

A nossa metodologia exclusiva “DNA do Vendedor” identifica através de uma entrevista pessoal um conjunto de competências e atributos predominantes nos vendedores de alto resultado. Avaliamos 11 características e 21 competências. Também consideramos o perfil das empresas e dos gestores, garantindo assim uma maior assertividade no processo de recrutamento e seleção. Somos ainda a única empresa que oferece seis meses de garantia para a reposição da vaga.

Ganhe tempo e alcance resultados mais rapidamente recrutando o profissional certo.

Conte com a gente!

Compartilhe nas suas redes sociais: