201607.04
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Dicas de como Contratar um Profissional de Vendas

VendasRecrutar pessoas que atuem na área de vendas é um dos processos seletivos mais difíceis, independente do tamanho da empresa ou segmento de atuação, afinal pessoas que atuam no comercial em sua maioria são naturalmente persuasivas, comunicativas e transmitem credibilidade.Mediante a estas características, como ser assertivo e avaliar corretamente se o profissional entrevistado é de fato o que sua área de vendas necessita? Na prática a contratação de um vendedor vai além de uma boa postura e verbalização, quem o seleciona deve estar atento além das questões comportamentais,se o profissional está alinhado com a estratégia comercial a qual a empresa pretende seguir, para isso, antes de utilizar qualquer ferramenta de busca de profissionais, pedir indicações a conhecidos ou até mesmo contratar uma empresa especializada para ajuda-lo, você deve definir as competências, aspectos comportamentais fundamentais e experiências comerciais imprescindíveis para o cargo.    

Veja algumas dicas que servem como base para a elaboração de um perfil ideal para sua vaga comercial:  

  • Saber qual o ticket médio que o profissional que você deseja contratar vende e/ou negocia faz com que você avalie se ele irá ter dificuldades em comercializar sua demanda. Afinal a abordagem para uma venda de um ticket médio de R$ 100,00 é diferente de R$ 10.000,00, certo?
  • Caso busque um profissional de vendas que tenha como função principal gerenciar uma carteira de clientes já existente, perceba se o vendedor a ser contratado tem esta experiência, e mais, quantos clientes e faturamento médio estamos falando. Novamente, o que deve ser avaliado é o perfil da carteira a qual a pessoa está acostumada a fazer a gestão.
  • Se você está à procura de um Hunter, ou seja, vendedor que “caça” novas oportunidades, deve ser checado se o profissional possui experiência em prospectar novos negócios e a carga de trabalho em número de visitas. Analise se este profissional que você procura deverá realizar a prospecção de maneira independente ou vai contar com ferramentas de apoio (assistente comercial, leads, email marketing e etc).
  • Note que, se você não tem esses recursos, o profissional selecionado caso tenha tido este apoio em suas outras experiências profissionais, terá maior dificuldade em se adaptar e gerar á curto prazo os resultados esperados.
  • Relacione os decisores ou influenciadores que sua empresa necessita ter contato. O mercado mostra que mais do que conhecer seu produto e/ou serviço é importante que o vendedor conheça quem decide no processo de compra, ou no mínimo o influencia.
  • Sobre a deficiência do conhecimento a demanda a ser comercializada, não se preocupe. Um bom treinamento do seu produto e/ou serviço resolve a questão.

Ter uma equipe comercial de alta performance, profissionais alinhados e engajados com sua estratégia comercial é a garantia de excelentes resultados e lucratividade para sua empresa.  

Agora que você já sabe como ter uma equipe de alta performance trabalhando a favor dos seus negócios não deixe de compartilhar com seus amigos, familiares e sua rede de negócios, com certeza muitas pessoas estão em busca deste direcionamento.  

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