201607.11
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7 Dicas para utilizar as metas de vendas ao seu favor

metaAo definir uma meta a ser alcançada pelo seu time de vendas, é necessário ter em mente que além de atender a estratégia comercial da empresa é imprescindível criar mecanismos que motivem sua equipe a atingi-la.

Imagino que a primeira coisa que lhe vem a mente é a compensação financeira, ou seja, quanto mais se vende mais se ganha, e isso já é um excelente motivador, no entanto, vejo a remuneração variável como um fim e o que desejo explorar neste artigo são os meios com os quais você vai ajudar sua equipe a alcançar a meta proposta.

Antes de anunciar a meta aos seus vendedores confira essas 7 dicas:

1 –  Estabeleça prazos de início e término para o alcance da meta. As empresas trabalham geralmente com metas mensais, semestrais e até mesmo anuais.

O período de avaliação deve ser pensado em conjunto com o ciclo de sua venda. Vendas com ciclos mais longos devem ter apurações com maior duração, imagine que com isso seu vendedor vai ter tempo hábil de concluir a venda e consequentemente atingir a meta.

2 –  Utilize as campanhas de incentivo: Elas criam um clima diferente do habitual, por ser algo desafiador, e um bom vendedor adora desafios.

3 – Deixe muito claro a sua equipe qual a meta a ser alcançada, como será mensurada, qual seu prazo de execução e seu retorno financeiro. Nesta fase não poupe esforços para se certificar que todos entenderam a proposta, faça reuniões com o time e se houver necessidade converse individualmente, afinal, como entrar em um “jogo” sem saber quais são as regras?

4 – Crie um regulamento com as informações mencionadas no tópico acima, distribua para toda equipe e caso seja possível peça para que assinem, fique com uma via e entregue outra. Ter algo escrito e assinado reforça o engajamento e comprometimento dos vendedores, além de mostrar a transparência da empresa em tratar o assunto.

Lembre-se que ao fazer isso você deve estar certo que sua empresa irá cumprir todos os itens mencionados, afinal estamos falando de um documento assinado por ambas às partes.

5- Como gestor você deve orientar seu vendedor para que ele tenha sucesso no alcance da meta, elabore um cronograma com datas onde você possa se reunir individualmente com cada profissional e avaliar se ele está no caminho certo, caso necessário o ajude com um planejamento estratégico. Não se esqueça: Esteja disponível para eventuais bate papos sempre que necessário.

6 – Use os vendedores que estão tendo maior sucesso como multiplicadores de boas práticas, além de motiva-los a superar seus números o restante da equipe pode conhecer outras maneiras para começar a performar à altura.

7 – Estimule o trabalho em equipe, e se possível inclua dentro da remuneração paga pelo alcance da meta um bônus para o valor coletivo.

É importante lembrar que as metas não dependem somente da equipe comercial em si, mas também de quem as lidera, por isso, você como gestor deve proporcionar toda a estrutura e apoio necessário para que a mesma seja atingida! Utilize essas dicas como um direcionamento para guiar sua equipe até o sucesso e não esqueça que você é o leme à frente dessa embarcação!





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Gerente Geral da V2V, formada em História e Propaganda e Marketing, atuando na área comercial há 13 anos em diversos segmentos.