201708.16
0

O que consagra um campeão de vendas?

Ao pensar em plano de carreira para um vendedor, a trajetória a ser seguida naturalmente passa pelo cargo de gerente e posteriormente de diretor de vendas. Ocorre que ao promover o melhor vendedor, corre-se o duplo risco de se “perder” um ótimo técnico e de “ganhar” um gestor ruim.

Isso porque as habilidades que transformam o profissional em um campeão de vendas podem ser as mesmas que determinam o fracasso como gestor. O trabalho do vendedor é uma atividade quase que individual, em que o sucesso é medido por resultados de curto prazo, calculados mês a mês.

Já do líder do time de vendas é esperado que ele desenvolva seus liderados, fazendo o papel de desenvolvedor de talentos. O principal objetivo deste é o desenvolvimento pleno do potencial de todos os integrantes do grupo.

Nesse artigo queremos trazer a você, vendedor que almeja cargo de liderança, algumas dicas de como se sobressair na posição atual, passando à empresa que você tem perfil para o cargo almejado.

  • Tenha planejamento para tudo

A qualidade da sua preparação para uma reunião ou encontro com o cliente interfere diretamente na qualidade da sua negociação. Tenha planejado, por exemplo, alternativas para um acordo, caso ele não saia. O hábito do planejamento, além de potencializar seus resultados em vendas, ainda demonstra segurança para novas aptidões.

  • Crie relacionamentos genuínos

Pense que não existe negociação entre empresas e que sempre haverá um ser humano do outro lado da mesa ou do telefone intermediando. Assim, busque entender o que é valor para o outro no processo. Essa capacidade de entendimento é uma das características presentes em grandes líderes.

  • Demonstre habilidades de negociação

Não pense apenas em técnicas de vendas, mas em desenvolver também habilidades para realizar cobranças, atender reclamações, resgatar clientes que deixaram de comprar e renegociar condições contratuais. Em muitas dessas situações a resiliência será necessária, e profissionais resilientes são valorizados por suas empresas.

  • Seja entusiasta

O vendedor de alto desempenho está sempre pensando em vendas e cria caminhos para chegar no seu objetivo. É criativo, entende que clientes precisam de abordagens diferentes, e não se deixa abater quando é mal recebido, mantendo o otimismo. Essa peculiaridade de ser um entusiasta por certo será notada pela direção da sua empresa e fará a diferença na hora de eleger um novo líder para a equipe.

  • Aja estrategicamente

Antes de qualquer ação, identifique o tipo de cliente que está diante de você. Observe, por exemplo, se é alguém inseguro ou analítico, voltado a resultados de curto ou longo prazo. Sensibilize-o mostrando dentro de um plano estratégico de ação o que é possível atingir ao longo do tempo. Assim, você ajuda os clientes a lidarem com suas ansiedades e ainda confirma mais uma forte competência de líder presente em você.

  • Seja exemplo

A busca pelo cumprimento de metas tende a criar no time de vendas certa competitividade que muitas vezes foge do limite saudável. Um bom líder sabe ganhar a colaboração dos outros, portanto, sirva de exemplo para o grupo de vendedores. As ações valem mais do que o discurso e as pessoas estão sempre reparando.

  • Administre o tempo

Tempo é um recurso escasso com o qual não há negociação, por isso organize bem o seu dia. Dê prioridade àquele cliente com maior potencial de trazer rentabilidade à sua empresa, mesmo que não seja esse o cliente com o qual você tenha bom relacionamento. Saber priorizar tarefas é também imprescindível para alguém que espera comandar um time de vendedores.

  • Não pare de aprender nunca

Não interessa há quanto tempo você exerce a função de vendedor. Jamais deixe de buscar conhecimentos sobre as mais atuais técnicas de vendas, liderança, ferramentas de marketing, entre outros. Atualize-se sobre o mercado em que está inserido e em alguns momentos troque conhecimentos com os seus colegas. O interesse pelo desenvolvimento pessoal além de te trazer mais bagagem em termos de conhecimento, mostra que você tem energia e potencial para alçar voos mais altos.

Compartilhe nas suas redes sociais: