201505.13
2

Procrastinação

O que é procrastinação?

Algumas das definições de procrastinação são: deixar para outro dia, para um tempo futuro, adiar, delongar, demorar, retardar.

A procrastinação é um hábito que muitos têm de deixar tudo pra depois, principalmente aquelas tarefas que achamos “chatas”.

A sensação de ter muitas coisas a fazer e que o tempo não é suficiente para tudo faz com que o procrastinador deixe tudo para a última hora e perca prazos, horários, adie decisões importantes e compromissos.

Se você está se identificando com isso, mantenha-se calmo, pois muitas pessoas estão no mesmo barco que você.

Segundo especialistas em comportamento, muitas são as razões para que isso aconteça, mas podemos elencar as 5 principais:

Excesso de confiança

Acredita que algo não é importante e que pode ser deixado para depois. Ex. Médico, dentista.

Evitar o desconforto ou desgaste

Sabendo que aquela ação irá causar um desconforto ou um desgaste emocional, adiamos a tomada de decisão e ação. Ex: um pedido de demissão, um rompimento de relacionamento.

Medo do fracasso

Achar que não domina totalmente o assunto ou pensar na possibilidade de que não dará certo faz com que se adie ao máximo. Ex: abrir um novo negócio.

Excesso de Stress

O excesso de cansaço físico ou mental faz com muitas vezes fiquemos paralisados e não façamos mais nada. Ex: chegar em casa depois de um dia de trabalho exaustivo e “se largar” no sofá mesmo tendo várias coisas a fazer.

Ilusão da falta de tempo

Achar que tem muitas coisas para fazer e que não dá pra fazer aquilo que é importante.


Alguns são os vilões e sabotadores de tempo que nos ajudam a procrastinar, vejamos quais são eles:


– Celulares e mensagens de texto (50%)
– Fofocas (42%)
– Internet (39%)
– Redes sociais (38%)
– Pausas para lanches ou cigarro (27%)
– Colegas de trabalho muito barulhentos (24%)
– Reuniões (23%)
– Checar o e-mail (23%)

Dicas para evitar a Procrastinação

- Divida seu tempo em períodos menores

Quando você tem muitas tarefas para fazer, tende a aumentar o prazo de cada uma delas. Isto  é um erro, pois sabendo que você tem um deadline mais longo, não vai se preocupar até que faltem poucas horas para resolver. Com períodos menores para realizar a sua tarefa, você se sentirá obrigado a concluí-la o quanto antes.

- Crie prazos rigorosos

Defina quais tarefas você vai realizar durante o dia e quanto tempo poderá dedicar a cada uma delas. Determine horários para completar as suas tarefas.

- Reúna todos os seus prazos em um mesmo calendário

Fazendo isso você vai perceber que todas as suas tarefas estão interligadas. Usar uma única agenda ou calendário deixa visível o fato de que as suas tarefas de amanhã dependem da conclusão das tarefas de hoje. Lembre-se: uma tarefa atrasada prejudica o andamento de todas as outras.

 – Seja sensato

Tarefas desafiadoras são essenciais para manter o interesse no trabalho, mas não perca a noção ao estabelecer esses desafios, pois se forem muito difíceis e você perceber que não conseguirá completar vão fazer o efeito contrário e acabarão por desencorajá-lo.

 – Mude de ambiente

Muitas vezes o lugar onde trabalhamos contribui para a procrastinação. Se você se sente entediado na sua mesa, procure mudar um pouco o ambiente de trabalho. Quando suas tarefas te permitirem, trabalhe ao ar livre ou simplesmente troque de lugar.

- Analise se você faz o que gosta

Quando você faz o que gosta, as chances de procrastinar são praticamente nulas.

 –  Compartilhe seus objetivos

Isso funciona como uma cobrança indireta: você quer levar o projeto adiante para ter o que contar na próxima vez que for questionado a respeito dele.

 –  Elimine as distrações

Cuidado com os sabotadores que citamos acima (telefone, redes sociais, fofocas). Imponha limites e estabeleça um horário para acessar as redes sociais e e-mails.

 –  Se force a ir adiante

Mesmo que o medo do fracasso e de errar o persiga, pense no pior cenário que pode acontecer e nas soluções para estes cenários. Muitas vezes imaginamos cenários catastróficos e eles nunca existirão ou serão muito menores. Além disso, pense, se você errar, vai aprender com este erro. Errar faz parte da natureza humana.

 –  Pare de esperar o momento perfeito

Não existe um momento perfeito para iniciar um projeto ou tarefa. Se você estiver sempre esperando pelo momento perfeito, provavelmente não vai saber reconhecê-lo. Ao invés de se enganar, tome coragem e resolva o que precisa ser resolvido. Imagine o bem estar e o sentimento de realização que a tarefa ou ação vai te trazer!


Ação é a palavra!!!!


Roseli Tegani

Compartilhe nas suas redes sociais: