201707.05
1

3 Dicas de Produtividade, por Marco Gomes

Entrevistamos Marco Gomes com exclusividade. Ele é o nerd mencionado no post sobre o livro ‘O poder do Hábito’. Conseguimos alcançá-lo em pleno café da manhã para oferecer três dicas valiosas sobre produtividade, compartilhadas em primeira mão, a seguir:

1) DISCIPLINA
O detalhe que faz toda a diferença neste caso resume-se ao uso da agenda, revela Marco. Planejar e reservar tempo para pesquisar sobre uma nova tecnologia merece um registro formal e, se está na agenda, deve ser cumprido. Imprevistos acontecem, mas a disciplina está presente inclusive para reprogramar o que eventualmente não possa ser cumprido naquele instante. A agenda deste menino prodígio contempla espaço para capacitar-se, cumprir tarefas burocráticas (sem a infinita procrastinação), envolve também a prática de exercícios físicos em prol da saúde e até tarefas menores que dependem apenas dele, ou seja, aquelas mais facilmente sabotáveis. ‘Minha agenda é meu chefe’ diz Marco com sua usual objetividade.

2) OTIMIZAÇÃO
Há poucos dias Marco anunciou sua saída do Facebook, indicando a otimização do tempo como um de seus motivos. Nesta dica ele citou o modelo ‘Pomodoro’ como inspiração: separar períodos de concentração e foco por intervalos de 2 ou 3 minutos que ele usa para manter sua ‘onipresença’ na interação com seu público, que não é nada pequeno. Agora o desafio para quem deixa as notificações pipocarem na tela a cada instante será desligá-las, todas. Marco define sua produtividade a partir desta premissa: absolutamente nada, nem mesmo mensagens diretas, disparam alertas nas suas telas. Vai encarar?

3) FERRAMENTAS
Esta última dica podemos dizer que saiu da alma de empreendedor do Marco. É impensável para ele ver profissionais subutilizando suas ferramentas essenciais de trabalho. ‘Como pode um vendedor não ter absoluto controle de seus emails? É possível usar filtros, priorizar mensagens!’ Ele não poupa exemplos que confirmam sua busca por excelência: ‘Um taxista que mantém seu carro limpo, com a manutenção em dia é um profissional mais produtivo do que aquele que tem sua ferramenta principal de trabalho mal conservada.’ Se você usa o Excel há anos e ainda não tem ideia de como automatizar boa parte dos seus controles, reduzindo seu tempo nesta atividade e melhorando os resultados e a acuracidade dos dados, você está perdendo a oportunidade de tornar-se mais produtivo!

Agora é com você, coloque em prática estas dicas e torne-se um profissional mais produtivo 

Compartilhe nas suas redes sociais: